O supervisório nas estações é um equipamento de suma importância para a operação de qualquer estação, seja para estações de tratamento de água ou efluentes, o supervisório nada mais é que um computador em que todo o maquinário está conectado a ele.
Mas o mesmo acaba sendo usado de forma errada por alguns operadores, seja para jogar o jogo “sem paciência” ou para usar para outros fins, o ideal é que na sala onde fica o supervisório tenha dois computadores pois se um der problema temos o outro para continuar com os serviços.
Uma vez que o custo de um operador de TI é alto, ainda mais eles cobrando por hora, na minha época uns quatro anos atrás já era R$ 50 reais, imagina nos dias de hoje.
Caso o operador não esteja habituado a lidar com o supervisório o bom seja que ele faça um cursinho de informática básico para poder lidar com o computador, fazer relatórios e elaborar planilhas.
Fica aqui um aviso final, por se tratar de “Estação de Tratamento de Efluentes” a mesma costuma gerar gases que podem oxidar peças do computador principalmente em suas partes eletrônicas, já fica aqui de sobreaviso sobre essa questão.
