Qualidade água das torneiras pelo mundo

Seja muito bem vindo a estreia do Blog do canal Águanox, uma página voltada para área de Meio Ambiente e Cidadania, na matéria de hoje vamos falar um pouco sobre a qualidade da água das torneiras espalhadas pelo mundo.

Acredito que a qualidade das torneiras na maioria das cidades brasileiras seja de boa qualidade, algo importante que temos de considerar seria:

  • Cor transparente:
  • pH de 6,0 – 9,0;
  • Se a mesma está clorada;
  • E se não tem coliformes fecais;

Isso seria o básico pra gente ficar tranquilo quanto ao consumo da água, e esses itens podem até vir na sua conta de água ou nos rótulos das garrafas de água.

É de praxe que todos sabemos que devemos ao menos beber cerca de dois litros de água por dia, e como fazer isso em outros países correndo o risco de adquirir uma diarreia, uma hepatite A, cólera ou outras doenças?

Mas o que sabemos sobre os outros países? Segue uma lista de alguns países.

E.U.A

As leis federais americanas se encontram desatualizadas a mais de 35 anos, por conta disso, eles desconhecem os milhares de contaminantes que caem em rios e lagos.

Conseguindo assim tratar apenas alguns parâmetros da água, mas e o restante? Então se for consumir água nos E.U.A lembre-se “Garrafinha”.

Europa

Paris, Londres, Veneza, Barcelona, Roma  e varias outras cidades da grande Europa também não é recomendável consumir água das torneiras, mas a compra de garrafas pode sair caro.

Pensando nisso tem um site logo a baixo em que o mesmo dá dicas do consumo em fontes gratuitas pela Europa.

México e países da América Central

O México bem como os países da América central também tem uma água insegura no tocante à água de suas torneiras.

África, Ásia e Oriente Médio.

Geralmente na maior parte desses lugares a problemática da qualidade da água em suas torneiras se faz presente, o bom mesmo é conversar com os funcionários do hotel e em bares e restaurantes e pedir a indicação de uma marca de garrafa confiável.

Os que se salvam…

E.U.A (capitais), Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Europa do Norte e Ocidental, muitas partes do Caribe e Japão, assim como citei “as capitais” dos E.U.A muitas das capitais desses lugares são confiáveis.

Agora se você for para a periferia dentro desses países pode correr o risco de contrair alguma doença proveniente da água, assim como pode ocorrer em algum ponto do Brasil.

Então fique atento e lembre-se, garrafinha.

Veja nossos vídeos sobre Meio ambiente e Cidadania no You Tube, é só digitar Águanox e pronto, temos matéria legais.  

Fontes